PROPUR / 1970 - ORIGEM E ATIVIDADES REALIZADAS


PROPUR / 1970 - ORIGEM E ATIVIDADES REALIZADAS 

O Programa de Planejamento Urbano e Regional, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS - PROPUR/UFRGS, surgiu em 1970 e foi o primeiro programa inter-disciplinar de mestrado fora do Eixo Rio/São Paulo.

“Considerações sobre a Experiência de Ensino do Programa de Mestrado PROPUR/UFRGS”, ora incluído neste site, foi publicado nos Anais do Seminário sobre o Ensino no Campo do Desenvolvimento Urbano e Local, que SERFHAU, MINTER, OEA e COPPE promoveram, em fevereiro de 1973, tendo como objetivo avaliar a “formação e aperfeiçoamento da capacidade humana, para analisar os problemas“ criados pela “celeridade e a complexidade do processo de urbanização no Brasil."

O PROPUR adotava modelo de ensino inter-disciplinar, com professores de várias faculdades lecionando e participando de ateliês práticos dedicados à projetos e problemas urbanos da região sul. O modelo foi mais tarde replicado quando a Secretaria Executiva da CNPU promoveu a criação de pós-graduações em universidades federais em o Recife e Brasília, assim como incentivou estudos orientados para questões regionais.

No entendimento da época, era “necessário criar uma infra-estrutura de formação de técnicos, pesquisadores e professores especializados em planejamento integrado”, com atividades "intimamente" ligadas àquelas do Sistema Nacional de Planejamento Local Integrado do SERFHAU. Para isso havia programas para qualificação profissional no país e no exterior, que permitiram implantar qualificado sistema de planejamento interdisciplinar, inter-governamental e inter-modal. Mas, apesar de alguns bons resultados obtidos durante a crise urbana dos anos 70 e 80, nunca houve recursos financeiros, técnicos e político-institucionais suficientes para oferecer serviços urbanos para todos e enfrentar nosso cruel “inchamento urbano”.


 Jorge Guilherme Francisconi
Brasília, agosto de 2019







FALAR COM JORGE FRANCISCONI