Brasília: capital nacional planejada e não consolidada

Estudo para Brasília: capital nacional planejada que ainda não é "civitas"
Brasilia Capital Federal - Estudo e Proposta para Consolidação do Eixo Monumental de Brasilia -  "with an English version", é o novo texto oferecido a partir de agora.
O Plano Piloto de Brasília, como Washington nos EEUU, foi planejado para ser a capital nacional e é nossa civitas, segundo Lucio Costa. Já Paris, civitas da França, surgiu mais de dois mil anos atrás, mas em todas estas três civitas há eixos monumentais criados para satisfazer a eterna demanda do povo para transformação de suas forças coletivas em símbolos, como lembra Louis Kahn. Tanto o Mall de Washington como o axe de France, em Paris, simbolizam a história, os valores e a cultura de seu país. Por ora, o Eixo Monumental de nosso Plano Piloto não nos oferece uma visão da complexidade, grandeza e dimensões da nação brasileira. Este é desafio que deve ser enfrentado com coragem e criatividade. 
Brasilia Capital Federal - Estudo e Propostas inicia coma breve introdução, que trata dos antecedentes e da gênesis do Plano Piloto, seguido de destaque à importância do Eixo Monumental como espaço simbólico - único e exclusivo de Brasilia, mas similar aos eixos monumentais das duas outras capitais. O restante do documento, ricamente ilustrado, expõe conceitos básicos, amplia e qualifica a função urbanística do Eixo Monumental e conclui com propostas básicas - que talvez possam ser úteis em debates destinados a consolidar a simbologia do Plano Piloto como capital nacional. 
Estudo e Proposta é o resultado de encontros com dezenas de especialistas e gestores que vivem em Brasilia e da colaboração de Ludmila Dias Fernandes e Deborah Andrade.    A qualidade do trabalho gráfico se deve a técnicos e editores gráficos que produziram o volume que TERRACAP publicou. O tradução em inglês, que segue, foi feita mais tarde.


 

FALAR COM JORGE FRANCISCONI