Cada cidade é única. Mas toda cidade é uma promessa de um estilo de vida, para quem vive nela. O campo de estudo dedicado a entender o impacto social que nossas intervenções causam no ambiente da cidade, para torná-la melhor e mais eficiente é o urbanismo.
As cidades se assemelham a organismos vivos e são igualmente dinâmicas, modificando-se conforme os ciclos econômicos, o  que torna mais  complexo o trabalho dos urbanistas, profissionais que tratam, principalmente, do planejamento de espaços já construídos.
Entretanto, assim como o trabalho do arquiteto não pode estar dissociado da sociedade a quem seu projeto serve, o do urbanista não pode estar alheio ao tecido social da cidade…
O conhecimento acumulado dos urbanistas reforça a necessidade, muitas vezes inalcançavel, de construir a cidade ideal, e com ela, os projetos das cidades planejadas, cujas intervenções urbanísticas já estão prontas antes que elas existam.
No Brasil o exemplo mais ambicioso de projeto urbanístico é o Plano Piloto de Brasília. Goiânia, Belo Horizonte e Palmas  são exemplos, mas até cidades já consolidadas como o Rio de Janeiro já passaram por fortes reformas em seu traçado.

FALAR COM JORGE FRANCISCONI