Novos olhares para velhos problemas

Livro sobre Planejamento Urbano reúne opinião de 15 especialistas de diversos estados do país sobre a formação profissional do arquiteto urbanista no Brasil. 

 

Uma visão aperfeiçoada para o urbano. Esta é a proposta do livro Planejamento e Urbanismo na Atualidade Brasileira, uma coletânea de artigos organizada pelos professores Aldo Paviani, Suely Gonzales e Jorge Guilherme Francisconi. A publicação é destinada a estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam em áreas voltadas ao planejamento urbano e urbanismo no país.

“O livro oferece ao leitor a possibilidade de conhecer os mais variados pontos de vista da teoria, do saber e da prática do planejamento que envolve cidades e metrópoles”, apresenta Guilherme Francisconi. Os 15 artigos que compõem a obra seguem diversas linhas do conhecimento acadêmico e das ideologias dominantes, sempre com olhar para o futuro. “O retrovisor é utilizado apenas para mostrar a evolução de demanda e conteúdo do planejamento urbano e regional ao longo do tempo”, conta o pesquisador.

O professor emérito Aldo Paviani indica que uma das contribuições do livro está na defesa de remodelações e reestruturações necessárias a ocorrer em todas as escolas que tratam do urbano. O objetivo é levar um novo olhar para dentro da academia. O reflexo desta abordagem seria expresso em um planejamento urbano mais coeso com as necessidades dos cidadãos. “Não é que o urbanista possa resolver todos os problemas. Ele tem uma contribuição importante para a qual ele deve estar preparado”, defende Suely Gonzales.

A professora explica que a obra também disserta sobre as responsabilidades do urbanista, como profissional qualificado, de enfrentar o problema das cidades junto aos demais profissionais - economistas, geógrafos, engenheiros, sociólogos, antropólogos e ambientalistas.

FALAR COM JORGE FRANCISCONI