I - FORMAÇÃO PROFISSIONAL:


     Arquitetura: Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS - 1966.

     Planejamento Regional: Master in Regional Planning (MRP); Maxwell School of Public Administration and Citizenship, Syracuse University, Syracuse, New York. 1969.

     Doutor em Filosofia (PhD): Ciências Sociais, Maxwell School of Public Administration and Citizenship, Syracuse University, Syracuse, New York -1972. Concentração em Economia Urbana, Planejamento Regional e Áreas Metropolitanas.



II – EXPERIENCIA EM ENSINO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO  E REGIONAL E COORDENADO PLANOS E PROJETOS 



Conferência: Linhas de Atuação e Pesquisa para o Setor de Desenvolvimento Urbano do IPEA, apresentação em Seminário sobre Políticas Publicas no Desenvolvimento Urbano - Diretoria de Desenvolvimento Urbano - IPEA. Brasília, DF, 2007.

Elabora: Pesquisa e Proposta de Política Pública: Situação Vigente e Procedimentos Alternativos para Promover a Regularização Fundiária em Áreas Urbanas no Estado do Rio de Janeiro. Fundação Light,  Rio de Janeiro, RJ. 2007.

Professor Convidado do CNAM (Conservatoire National des Arts et Métiers), disciplina de Logística e Transporte, Paris e em Montpellier França, 2000 e 2002.

Coordenador do Núcleo Urbano Sustentável (NUS /CIDS) do Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável da EBAP / FGV, 2001/ 2002.  

Professor de Pós-graduação: Escola Brasileira de Administração Pública /Fundação Getúlio  Vargas (EBAPE / FGV) em Relações Inter-governamentais e Estratégias de Sustentabilidade e Teoria e Prática de Grandes Projetos Urbanos – 2003 /2005 
 
Elabora o Projeto de Pesquisa e as Propostas para Modernização da Gestão Local Urbana, contrato PNUD sob Coordenação da DPRU/CGPU do IPEA, entre outubro de 1996 / agosto de 1997. 

Participou de Bancas de Julgamento para obtenção do Doutoramento dos alunos:

I)       Luiz Alberto Melendez Daza, dirigida pelo Prof. Jorge Antonio Martins, D.Sc. da COOPE/UFRJ, Projetos de Waterfront e Integração de Políticas de Transporte e Uso do Solo,  2002.
II)            Otto Toledo Ribas, orientado pelo Prof. Marcel Bursztyn, Dr.(CDS/UnB) na Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade das Cidades: os instrumentos da gestão urbana e a construção da qualidade ambiental, 2003.
III)      Militão de Morais Ricardo, orientado pelo Prof. Marcel Bursztyn, Dr.(CDS/ UnB) na Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 50 Anos de Aprendizado em Planejamento Local: do Plano Diretor ao Sustentável, 2002.
   
Coordenador do Workshop sobre Museus de Ciência e Tecnologia, promovido pelo PPG/FAU/UnB, Reitoria da UnB e Secretaria de Ciência e Tecnologia da SEMATEC/GDF, em dezembro de 1996;

Expositor, II Curso Intensivo en Transporte Urbano, promovido pela Universidade Metropolitana, BIRD, e Fondo Nacional de Transporte Urbano, sobre o tema La Administración del Transporte Urbano, em junho de 1996, Caracas, Venezuela. 

Professor da Disciplina “Ateliê em Planejamento Urbano I” e “Ateliê em Planejamento Urbano II”, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/UnB – período 1995 / 1998. 

Coordenador da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Área de Tecnologia, Transporte e Energia, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), em junho de 1995. 

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/ UnB, biênio 1996/1997, a partir de janeiro de 1996 até marco de 1998, Brasília, DF. 

Aprovado em concurso para Professor Adjunto, no Departamento de Urbanismo da UnB, em julho de 1994. 

Professor de Gestão pela Qualidade no Setor Público em cursos na ENAP (Fundação Escola Nacional de Administração Pública), da Administração Federal - 1992. 

Professor Titular, concursado, classificado em primeiro lugar, no Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS  - 1986. 

Professor-Associé da Universidade de Paris XII, junto ao Institut d'Urbanisme, Creteuil, França - 1984. 

Criador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/ UFRGS) - Porto Alegre, RS - 1970/1974. 

Conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), como representante das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa / Estado do R. Grande do Sul - 1972/1977.

Membro do Grupo de Trabalho, criado pelo Ministério da Educação, para sugerir Diretrizes para a Política de Formação de Recursos Humanos no Setor de Planejamento Urbano, Portaria nº 334 do ME - 10.04.74. 

Coordenador do Grupo de Trabalho para Arquitetura e Urbanismo, no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), criado para atualizar o Plano Básico de Desenvolvimento Científico e  Tecnológico - 1973.   

Coordenador Local do Curso de Planejamento Econômico Espacial, patrocinado pelo CEPAL-ILPES e Governo do Estado do RGS - Porto Alegre, RS - 1973.

Participante do Encontro Internacional de Arquitetos e de Estudantes de Arquitetura, em Havana, Cuba (1963) e do Seminário sobre Instituições Americanas e Problemas de Desenvolvimento, organizado para líderes estudantis brasileiros, na Universidade de Harvard (1965), Cambridge, Mass., EEUU.


Jorge Guilherme Francisconi é arquiteto pela FAU/UFRGS (1966), Master in Regional Planning - MRP (1968) e PhD em Ciências Sociais pela Maxwell School of Public Administration and Citizenship da Syracuse University (1972), com ênfase em Economia Urbana, Planejamento Regional e Regiões Metropolitanas. A prática profissional foi dedicada às relações entre teoria e prática do saber urbano-regional. 

Desenvolveu atividades acadêmicas quando: docente na Administração da UFSM, FAU/UFRGS, FAU/UnB e FGV; organizou e dirigiu o mestrado em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da FAU/UFRGS; coordenou o Pós-Graduações da FAU/UnB; foi Professor-Convidado do Curso de Urbanismo da Universidade de Paris em Cretéil e da Chaire de Transporte e Logística do Conservatoire Nacional des Arts et Métiers (CNAM) em Paris e Montpellier. Participou de bancas de avaliação para Mestrado e Doutorado no Brasil e no exterior, tendo publicado inúmeros livros e artigos. 

Desenvolveu atividades profissionais como: profissional liberal da arquitetura e do urbanismo em escritórios especializados, Diretor-presidente da AXIS Consultoria Urbana, Assessor Técnico junto à Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul. No Governo Federal foi Secretário-Executivo da Comissão Nacional de Regiões Metropolitanas e Política Urbana (SE/CNPU), Presidente da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU/MT) e Coordenador de Politica Urbana da SEPURB/Ministério do Planejamento. Também foi Presidente da Fundação Leão XIII do estado do Rio de Janeiro; Consultor do PNUD junto ao governo de Mozambique e do BID junto ao Senado do Panamá; Coordenador da Equipe de Assistência Técnica do Banco Mundial para Programa Nacional de Investimentos em Transportes Urbanos do FONTUR/MI, na Venezuela; Diretor-Geral do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN/MJ) e Diretor-Técnico da TERRACAP/GDF.

© Jorge Francisconi - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo